Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Miguel Pereira - RJ



Em um desses fns de semanas decidimos fazer um "bate volta" em Miguel Pereira, uma agradável cidade localizada a aproximadamente 150 Km da capital do Rio de Janeiro. Embarque conosco nesse passeio.




Miguel Pereira é uma cidade de grande beleza natural, com a tranqüilidade e a simplicidade do interior. A grande altitude  em relação ao nível do mar, garante um clima muito agradável durante todo o ano. 

Por conta disso Miguel Pereira recebeu a declaração do município como Estância Climática e após um estudo do clima na região, Miguel Pereira passou a ser considerada oficialmente como 3° melhor clima do mundo, 2° melhor do Brasil e 1° do Estado do Rio.

A beleza dos vales do entorno de Miguel Pereira.



Pontos Turísticos de Miguel Pereira


Nesta nossa visita rápida a Miguel Pereira, fomos a alguns dos pontos turístics de Miguel Pereira. Com tempo, você poderá conhecer muito outros (no final do post, temos alguns links onde você pode ver mais alguns destes locais).


LAGO DE JAVARY

O Lago de Javary é considerado o principal cartão postal da cidade de Miguel Pereira.



O Lago de Javary é formado pelo represamento do Córrego do Saco e conta ainda com uma ponte rústica ligando suas margens, há um platô no centro da ponte onde as pessoas costumam tirar fotos e observar os peixes e a flora aquática do Lago.



Localizado no bairro Barão de Javary, entre os distritos de Governador Portela e o centro de Miguel Pereira, o local é perfeito para quem quer descansar e curtir a natureza.

Cenário de cartão postal


Em volta do lago há uma ciclovia, onde as pessoas costumam caminhar e fazer atividades físicas. 



O passeio de pedalinho, a cavalos e de bicicletas, é uma opção.


Excelente lugar para relaxar curtindo a Natureza.


VIADUTO PAULO DE FRONTIN

O Viaduto Ferroviário Engenheiro Paulo de Frontin fica na Estradapara Vera Cruz, e é considerado o único viaduto de ferro construído em curva do mundo. Imponente monumento, tem 82 metros de cumprimento e 34 metros de altura acima do Rio Santana.

Viaduto em curva.












O viaduto possui estrutura metálica treliçada, formando um grande arco. É uma construção de arquitetura belga, um monumento da arquitetura brasileira que resiste ao tempo.



Equipe recebendo as instruções para o Rapel.

Foi construído em 1897 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil que passou a ser da Estrada de Ferro Central do Brasil e em 1903 da então Linha Auxiliar, por ele passava o famoso trem turístico, o Trem Azul de Miguel Pereira.

O viaduto.















O Viaduto recebe este nome em homenagem ao engenheiro Paulo de Frontin, responsável pela construção da ferrovia.




Atualmente ele está desativado,  é usado por esportistas para fazer Rapel e Bungee Jumping.

Preparativos para o Rapel.





















CACHOEIRA DO POÇÃO

Localizada a 14 km do centro de Miguel Pereira, no bairro Vera Cruz, a Cachoeira do Poção é um local de fácil acesso por estrada de terra em meio a mata Atlântica.





Com água limpa e temperatura agradável, o local é ótimo para relaxar com as crianças, sozinho ou em grupo. 



Vista de dentro d'agua (olha gotinha na lente da câmera).

No local existem bares muito simples e não é preciso percorrer trilha a pé, pois o veículo chega até a entrada entre dois destes bares com uma descida de escada em pedras até a cachoeira.

Novamente o visual dos vales, no retono ao Centro de Miguel Pereira.




CENTRO DE MIGUEL PEREIRA

O Centro é o principal bairro da cidade turística de Miguel Pereira. Não é um bairro muito grande, porém nele estão localizados alguns pontos turísticos da cidade, como a Feira de Artesanato e a antiga estação de trem, entre outros.




A feira de artesanato acontece em frente a antiga estação.






Não se preocupem, o trem não funciona mais.

Agora ele fica parado.



Belas flores podem ser encontradas por toda a cidade.



COMO CHEGAR:


DE CARRO: Seguindo no sentido São Paulo passando pela Linha Vermelha e seguindo a Rod. Presidente Dutra até a saída 205 (fica a 1Km antes do 1º pedágio e a 500m do 1º SOS). Percorra a RJ 125 até o final, passando pelo Posto da Polícia Rodoviária e subindo a serra por 9 Km. Passará por Governador Portela, Barão de Javary até Miguel Pereira.

Pórtico, na entrada da cidade.

DE ÔNIBUS : Terminal Rodoviário Novo Rio. A viação Normandy realiza o trecho Rio de Janeiro x Arcozelo, passando por Miguel Pereira.

DE TREM : Embarque na composição em qualquer estação que pertença à linha D. Pedro II (Central do Brasil) x Japeri e desembarque na estação Japeri. Há um ponto de ônibus próximo, onde a viação Normandy que faz o trajeto Japeri x Arcozelo passa por Miguel Pereira.


É isso ai, espero que tenham gostado e, se tiverem a oportunidade, visitem a Cidade, que fica bem próxima do Rio de Janeiro.

Abraços e até o pórximo post.


LINKS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário