Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Rota das Emoções - Fortaleza/CE

                                                                                                                                                                                                    
Nossa passagem por Fortaleza foi bem rápida, mas com exceção do nosso problema com a Pousada/Hostel (que eu conto em outra oportunidade), até que foi bem proveitosa.






De lá, nós fizemos um outro passeio, até Morro Branco e Canoa Quebrada, mas que contarei em outro post.
Fortaleza é a capital do estado do Ceará, a cidade se desenvolveu às margens do riacho Pajeú, e está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias.

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Algumas das principais atrações são o parque temático Beach Park, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia.

Mapa do Centro Histórico, escaneado de panfleto distribuído pela Prefeitura de Fortaleza.


Ao chegarmos em Fortaleza, depois de uma viajem durante a madrugada vindos de Jeri, e passado o nosso pequeno contratempo com a hospedagem, resolvemos explorar.


Estávamos perto da praia de Iracema, local onde se concentra uma grande quantidade de opções de hospedagem, além de vários pontos turísticos. Havíamos visto muita coisa na internet e na própria Pousada sobre a violência de Fortaleza, então ficamos com os pés atrás. Moradores do Rio de Janeiro sempre tem o pé atrás com relação a isso, mas na Orla, havia muito policiamento, durante todo o dia e noite. Quando entrávamos nas ruas periféricas, ficava meio estranho, mas nada demais comparado ao Rio.

Mirante na Praia de Iracema
Com essa informação, fomos a nossa exploração, começando pela Orla. Fomos até a Praia de Iracema. As águas claras da praia de Iracema são poluídas, mas seu calçadão está sempre cheio de gente correndo, caminhando ou apenas contemplando o mar de ondas fortes. A grande quantidade de bares e de restaurantes garante burburinho dia e noite, mas é à tardinha que o movimento aumenta, principalmente na Ponte Metálica (ou dos Ingleses), uma plataforma que avança mar adentro.

Praia de Iracema

Praia de Iracema, apesar da poluição, muitos surfistas.

Praia de Iracema


A Ponte dos Ingleses, também chamada "Ponte Metálica" foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza.

Ponte dos Ingleses, também chamada "Ponte Metálica"

Ponte dos Ingleses, também chamada "Ponte Metálica"
Passamos também pelo Pirata Bar,  conhecido por ter a "segunda feira mais louca do mundo", mas infelizmente não era segunda e só deu pra ver a entrada mesmo. Fica pra próxima.




Depois, resolvemos caminhar até o Mercado Municipal, pois deixamos para comprar em Fortaleza aquelas lembrancinhas, que sempre temos que trazer.

Artistas de rua se apresentam em frente ao Mercado Central de Fortaleza.

O Mercado Central de Fortaleza é um mercado especializados em produtos artesanais. É gerido pela Associação dos Lojistas do Mercado Central - ALMEC, mas é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza e está localizado no Centro da cidade ao lado da Catedral de Fortaleza. Os visitantes podem encontrar no Mercado Central: artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração.

A noite, fomos assistir a um Show de Humor. Fortaleza é conhecida por ser o principal palco do humor brasileiro.Vários humoristas que fazem grande sucesso nacionalmente nasceram em Fortaleza e outros humoristas cearenses e até de outros estados fizeram carreira na cidade, tais como Renato Aragão, Tiririca, Falcão e muitos outros. É sem dúvida um programa imperdível para quem vai a Fortaleza. Há vários locais onde se pode ver esses shows, mas fomos  no Teatro do Humor Cearense, que haviam nos indicado e fica próximo de onde estávamos hospedados. 

O Show de humor em Fortaleza é um programa imperdível.



No nosso último dia, fomos fechar nossas compras de lembrancinhas e aproveitamos para caminhar pela orla, dar uma relaxada e ficar em um dos quiosques a beira mar bebendo uma cervejinha e uma(s) caipirinha(s). 

Dessa vez me pegaram... eu fotografando a praia de Iracema.

Praia de Iracema

Praia de Iracema vista do quiosque.


Estátua de Iracema Guardiã, localizada na Orla da Praia de Iracema.

Repentista se apresenta para os turistas na Praia de Iracema.

Depois, banho e volta pro Rio de Janeiro... mas calma, ainda tem um post, do passeio que fizemos chamado Três Praias (tá, vamos fingir que são três praias mesmo...), mas contarei em um outro post.

LINKS:








Nenhum comentário:

Postar um comentário