Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rota das Emoções - Por dentro dos Lençóis Maranhenses

Em nossa viagem tivemos a oportunidade de conhecer os Lençóis Maranhenses mais a fundo, tendo como ponto de partida Santo Amaro, fomos até as Queimadas (Queimada dos Paulos, Queimada dos Britos e Baixa Grande), passando por lugares fantásticos.

 
Casa nas proximidades dos Lençóis Maranhenses

 Não fomos na melhor época, mas mesmo assim, as paisagens são deslumbrantes. Como já disse no post anterior, as fotos não são capazes de mostrar o quão lindo é lugar, mas espero que gostem.


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses





O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura segura e contemplação da natureza.
Ela também tirou várias fotos
Visão do alto de uma duna

Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida. Tudo isso com a emoção de um passeio fora de estrada em veículos 4x4 especialmente adaptados para vencer o terreno arenoso e alagado da restinga dos Lençóis Maranhenses. Aqueles que preferem caminhadas longas e interação com comunidades tradicionais, podem ainda se aventurar a atravessar o campo de dunas e ter a experiência de pernoitar nos oásis do “deserto brasileiro”.
 
Ela deixa a paisagem ainda mais bela.


Aguas cristalinas

A cada olhar um novo cartão postal



Muitas belezas
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é o principal destino indutor do turismo no estado. Está inserido no Cerrado mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.

O PNLM está inserido em 3 municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. 

 
Contemplando a paisagem (foto tirada pelo guia Nilson)


Aguas cristalinas

Para onde se olha se vê belezas

Os Lençóis são vivos, essas lagoas em breve estarão unidas, formando uma nova paisagem, tudo devido ao vento, à areia, às chuvas... é a Natureza!!!


As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz.


       As lagoas se multiplicam e estão por todos os lados
 

São visuais incríveis
Mais uma sequência de Lagoas




 





Para chegar em Santo Amaro é necessário percorrer a rodovia MA-402 até o povoado Sangue e de lá percorrer 36 km de trilhas de areia, acessíveis apenas a veículos com tração 4x4 equipados com snorkell. A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados.







  E só pra variar, eu tirando fotos...

É uma festival de cores

Não dá para escolher um lugar mais bonito nos Lençóis.

A natureza dá seu show a todo momento.

Queimada dos Britos e Baixa Grande


Localizadas no interior do campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, essas duas manchas de vegetação de restinga são verdadeiros oasis e um perfeito abrigo para pernoite para aqueles que buscam realizar o trekking de travessia do PNLM. De acordo com o zoneamento do Parque Nacional, estas regiões são a Zona Primitiva, onde a visitação só pode ocorer em níveis de mínimo impacto. Desta forma é proibido a realização de passeios turísticos ou visitar a localidade em veículos motorizados de qualquer natureza. A despeito disso, cerca de 30 famílias residem no local, sendo permitido a elas, e somente elas, o trafego em veículos motorizados por questões de salva guarda a vida e transporte de pessoas, alimentos e materiais.


Dona Binu, na Queimada dos Paulos





É sem dúvida o melhor atrativo da unidade! As caminhadas, que chegam a durar 5 dias, são realizadas pela praia e pelas dunas, com banhos nas lagoas para refrescar. As pernoites são realizadas nas comunidades, sendo uma ótima experiência de interação com a população tradicional.



 
Queimada dos Britos









Os oásis apresentam a maior diversidade em vegetação e aves do Parque Nacional e apresentam lagoas balneáveis durante boa parte do ano, tanto no interior dos oásis como no campo de dunas.


Baixa Grande












A despeito de não ser obrigatório a contratação de Condutor de Visitantes, é altamente recomendado a contratação do serviço, principalmente pra visitantes sem experiência em cartografia e orientação em ambientes naturais. É muito fácil se perder no campo de dunas, em boa parte do caminho não há cobertura de celular e muitos lugares chegam a ficar dias sem a passagem de pessoas. Você é responsável pela sua segurança, não se aventure a realizar a travessia no Parque Nacional se não tiver certeza de ter todas as condições de segurança.






Seu Moacir catando pimentas - Uma das maiores figuraças que conhecemos
Acima, Dona Dete, toda feliz em sua cozinha depois de fazer uma deliciosa galinha caipira.
Adorei conhecer estes lugares, ver como essas pessoas vivem isoladas (hoje nem tanto graças à tecnologia), e como são receptivas, calorosas. Vou voltar, e da próxima vez com mais tempo, não tenho dúvidas!!!

Abraços e espero que tenham gostado das fotos.


Links:

- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html
- Lençóis Maranhenses - http://www.parquelencois.com.br/lencois_maranhenses.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário