Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sábado, 13 de janeiro de 2018

Fernando de Noronha - Projeto TAMAR



Nós tivemos contato mais próximo com o Projeto TAMAR (pelo menos) duas vezes em Noronha: Uma foi visitando o Museu da Tartaruga, na volta da volta de Boldró (http://dilbertrj.blogspot.com/2016/07/fernando-de-noronha-travessia-conceicao.html), outra foi na captura intencional, na Praia do porto.





Captura intencional de Tartarugas

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.






Com o crescimento do turismo, no início da década de 90, Noronha se tornou um dos grandes destinos ecoturísticos nacionais e o TAMAR decidiu instalar um espaço para atrair e integrar esse fluxo crescente de pessoas aos programas ambientais locais, especialmente voltados para a temática marinha brasileira.


Museu da Tartaruga Marinha

Criado pelo Projeto Tamar, o Museu Aberto da Tartaruga Marinha de Fernando de Noronha abriga exposições permanentes dedicadas ao animal, que explicam seu ciclo de vida, as ameaças à sua sobrevivência e características biológicas.  Há também réplicas em tamanho real das cinco espécies que vivem no Brasil e de diversos outros animais marinhos. 





Hoje, o Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha do TAMAR de Fernando de Noronha recebe cerca de 40 mil visitantes/ano.


Informações:

Alameda do Boldró, s/n°. - Tel: (81) 3619-1174/1577/1269
E-mail: infonoronha@tamar.org.br
Diariamente, das 8:00 às 22:00. 
Site: http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=7


Captura intencional


As águas límpidas de Fernando de Noronha favorecem a pesquisa subaquática e uma das metodologias empregadas pelo Tamar na ilha é a captura/recaptura intencional.

Todas as 2ª e 5ª feiras, os visitantes podem acompanhar gratuitamente a atividade de monitoramento de tartarugas marinhas, através de captura intencional para marcação e biometria na praia.

Fomos visitar uma destas atividades na Praia do Porto.










LINKS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário