Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sábado, 5 de novembro de 2016

Teresópolis - A Cidade das Montanhas



Em um final de semana destes resolvemos visitar a cidade de Teresópolis, localizada a poucos Km do Rio de Janeiro, na Região Serrana do Estado.







Teresópolis um dos destinos preferidos dos cariocas e reúne os mais diversos estilos de turistas. Casais em busca dos cenários românticos, famílias em compras na tradicional feirinha de artesanato e, claro, os aventureiros em busca de emoção no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A reserva abriga o principal cartão-postal da região, o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude. 




Em nossa última visita, em uma bate e volta, fomos em alguns dos muitos pontos turísticos dessa charmosa cidade.

Portal de entrada da cidade de Teresópolis.

Mapa Turístico de Teresópolis.
Fonte: prefeitura de Teresópolis
(http://www.visiteteresopolis.com.br/teresopolis/imgs/mapa-turistico-gd.jpg)

Mirante do Soberbo


O Mirante do Soberbo, também conhecido como Mirante da Vista Soberba situa-se na entrada da cidade de Teresópolis. Deste ponto avista-se o pico Dedo de Deus, um dos marcos da cidade, presente nas bandeiras do Estado do Rio e do município e símbolo do alpinismo brasileiro. 

Vista parcial da Serra dos Órgãos

Dedo de Deus, cartão postal da cidade.

Pico do Escalavrado.

O Dedo de Deus, um pico com 1.692 metros cujo contorno assemelha-se a uma mão apontando o indicador para o céu, é um dos vários monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, região compreendida num setor da Serra do Mar - entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.


Vista do Mirante. Ao fundo pode-se observar (por trás de algumas nuvens) a Baia de Guanabara.


Além do Dedo de Deus, pode-se avistar o pico do Escalavrado, a Boca do Peixe e outros pontos da Serra dos Órgãos. Em dias de céu limpo é possível observar a Baía de Guanabara e alguns pontos da região metropolitana.



Colina dos Mirantes


Colina dos Mirantes (ou Mirante da Colina) é mais uma atração turística de Teresópolis. Situada no cume do morro da Fazendinha, proporciona ao visitante uma visão de toda a parte urbana da cidade, além do maciço da Serra dos Órgãos.


Área Urbana de Teresópolis.

Construído em meados dos anos de 1960, o intuito principal era oferecer a população de Teresópolis um local de lazer.Com o passar dos anos, o abandono do poder público e a falta de manutenção fizeram com que a estrutura do Mirante se desgastasse e hoje encontra-se em estado ruim de conservação. Apesar do abandono da Prefeitura, excentricamente são realizados mutirões de revitalização do local, promovidos pela própria população.


O Dedo de Deus, visto do Mirante.


Fonte Judith


É uma bela obra arquitetônica, inaugurada em julho de 1967. Seu nome tem origem numa menina chamada Judith, filha de um antigo proprietário das terras onde se localiza a Fonte, que teria sido curada de grave enfermidade, através das propriedades medicinais das águas da Fonte.


Infelizmente alguns vândalos teimam em degradar monumentos.

Fica localizada bem próximo da feirinha.


Granja Comary


Granja Comary é o nome pelo qual é conhecido o Bairro Carlos Guinle da cidade de Teresópolis. O bairro tem sua origem no loteamento da antiga fazenda de Carlos Guinle - chamada Granja Comary -, realizado a partir de 1951.

Quando a névoa toma conta, a visão fica bem dificultada.

Mas a névoa dá um toque na paisagem deixando-a ainda mais bela.

Atualmente o bairro é muito conhecido por abrigar a sede da Seleção Brasileira de Futebol. A Granja Comary é o local de concentração da seleção, além de centro de treinamento de outras categorias patrocinadas pela Confederação Brasileira de Futebol. 


A sede da CBF fica ao lado do Lago Comary.

A sede conta com mais de 150 mil metros quadrados de área verde, divididas entre cinco campos, infraestrutura para atendimento aos atletas e um moderno centro de treinamento.

Sede da CBF



A Granja atrai turistas também pela bela paisagem composta pelo Lago Comary (artificial), de cujas margens podem ser vistos os picos da Serra dos Órgãos, incluído o Dedo de Deus. É um "cartão postal" do Municipio de Teresopolis.

Vista do lago com névoa.




Lago sem névoa. É possível ver o Escalavrado e parte do Dedo de 


Vila St. Gallen 


Criada pela Cervejaria Threzópolis, a  Vila St. Gallen é um espaço destinado à experiência dos amantes da  cerveja com os múltiplos estilos da bebida e as diversas formas de harmonizá-la. Para tanto, este universo conta com três ambientes gastronômicos.











Visual noturno da Vila.



O visitante tem ainda opções de lazer, podendo ainda participar de uma visita guiada para aprender como se produz uma cerveja Puro Malte, conhecendo a história, os ingredientes, os processos de cozimento e maturação da bebida na própria CERVEJARIA SANKT GALLEN.





Degustação de alguns rótulos da Cerveja Therezopolis.



Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de 20.030 hectares. É aberto para visitação permanente.



Já visitamos este Parque aqui pelo blog e você pode ver mais detalhes no nosso post http://dilbertrj.blogspot.com/2014/02/parque-nacional-da-serra-dos-orgaos.html

Bem, espero que tenham gostado, e até a próxima.

LINKS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário