Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sábado, 17 de setembro de 2016

Bosque da Freguesia



O Parque Natural Municipal da Freguesia, mais conhecido pelo nome popular Bosque da Freguesia, fica situado na APA do bairro de mesmo nome, em Jacarepaguá na cidade do Rio de Janeiro.



O Parque é cortado por 2,5 km de alamedas e trilhas ideais para tranqüilas caminhadas.

Entrada do parque pelo Rio Shopping (estacionamento)

Mapa e regras do Parque.

O bosque possui bicicletário, trilhas, campo de futebol, quadra de basquete, centro de visitantes, parquinho e sanitários. A prefeitura possui um projeto dentro do parque que oferece várias atividades, todas gratuitas, dentre elas, tai chi chuan, yoga e dança do ventre. O Bosque da Freguesia funciona de terça à domingo de 07:00 hs às 17:00 hs e é segurado pela guarda municipal. Há duas entradas para o 
parque. A entrada principal fica na av. Tenente Coronel Muniz de Aragão e a outra está localizada no estacionamento do Rio Shopping.

Brinquedos e área de piquenique

Este espaço pode ser reservado para festas... bom para a criançada.

A criançada se diverte jogando futebol no Parque.

O Bosque da Freguesia é um Parque Municipal criado através do Decreto no 11.830 de 11/12/92 e delimitado pelo Decreto no 12.962 de 08/06/94, que altera a delimitação feita no Decreto 11.830 de 11/12/92.Outras Normatizações: Lei Municipal no 1.512 de 20/12/89, inscr. no livro de tombo do Departamento Geral de Patrimônio Cultural – DGPC, no 75, fls. 31 verso e 32, em 15/05/94; Portaria no 3190 do Secretário do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura; Lei Orgânica do Município – 05/04/90, artigo 463, IX, E, 1o e Lei Complementar no 16 de 04/06/92 – Plano Diretor, artigo 70, inciso IX.Os limites da área de tombamento, descritos no Decreto Municipal no 11.830 de 11/12/92, ficam alterados pelo Decreto Municipal no 12.962 de 08/06/94.


A mata que compõe parte do Bosque da Freguesia não é original, sendo basicamente secundária, em estágio inicial e médio de regeneração, pertencente às Formações Pioneiras (mata de alagados) e à Floresta Ombrófila Densa de Baixada, desaparecidas da região.
O Bosque da Freguesia, como o nome sugere, é uma formação predominantemente arbórea, quase que totalmente plantada no período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, abrigando uma variedade de espécies frutíferas nativas e exóticas, que compunham o antigo pomar. O estrato arbóreo oscila em torno de 15m, com exemplares mais antigos com diâmetro à altura do peito – DAP, acima de 1 m. As espécies nativas surgiram por crescimento espontâneo (transporte de sementes por vento ou animais) ou foram plantadas para compor o sombreamento e o pomar.







A fauna do Bosque da Freguesia é tipicamente urbana, formada por um contingente fixo e pequeno, mas que aumenta consideravelmente no período de frutificação das árvores do antigo pomar. Destacam-se assim, sobretudo, as aves citadas para a Apa do Bairro da Freguesia. É notória a presença de pequenos répteis e mamíferos nativos da mata atlântica como o caxinguelê.


Caxinguelê, morador muito facilmente encontrado pelas trilhas do Parque.



Outros atrativos do parque são as pistas rústicas, utilizadas para caminhadas, as atividades esportivas nas quadras, ginástica nos aparelhos e aulas de Tai Chi Chuan gratuitas. 


O Parque é amplamente sinalizado.

São várias trilhas para se caminhar em meio a natureza.





O Bosque da Freguesia está sob a tutela da Fundação Parques e Jardins – FPJ, que conta com o apoio do Grupo de Defesa Ambiental e da Guarda Municipal, que auxilia na vigilância



LINKS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário