Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

sábado, 7 de maio de 2016

Argentina - Ushuaia - Parque Nacional Tierra del Fuego - Parte 1



Continuando nosso passeio pelo "Fim do Mundo", fomos para o Parque Nacional da Tierra del Fuego, que é um parque com uma área de 63.000 hectares situado a 12 km da cidade de Ushuaia. Apesar de sua vasta extensão, apenas 2.000 hectares estão aberto para visitação e o restante são de áreas restritas.




Para chegar ao Parque Nacional você terá opção de contratar uma empresa de transfer. Existem várias empresas que fazem esse transporte que sai de hora em hora do ponto de ônibus que fica na Av. Maipú, logo atrás do Centro de Informações Turísticas de Ushuaia pela manhã e deixam o parque ao fim do dia. Há também a opção de pegar o Trem do Fim do Mundo que era o trem usado pelos presos de Ushuaia que eram levados para trabalhar nos bosques como carpinteiros, serralheiros, marceneiros e etc.

Entrada do parque



Bem, nós fomos dois dias ao Parque. No primeiro dia pegamos um desses transfers, e fizemos a Senda Hito XXIV e depois fomos para a Baia Lapataia. Bem, marinheiros de primeira viagem em trilha com gelo, não tivemos tempo, e no segundo dia alugamos um carro e fomos de novo para o Parque, desta vez com maior autonimia e tempo. Valeu muito a pena e ai fomos finalmente para Lapataia.
Em nosso primeiro dia, o tempo estava bem fechado, inclusive com Chuva, já no segundo dia... bem, vejam as fotos.

Vista da Estrada do Parque.


Falaremos de Lapataia no próximo post.

Senda Hito XXIV

No nosso primeiro dia fomos com o serviço de Vans. Ela nos deixou no restaurante Alakush, e de lá começamos nossa exploração.

Mapa do Parque na entrada do restaurante Alakush.


Pode-se dizer que o Parque tem dois conjuntos de trilhas. O primeiro consiste de quatro trilhas mais longas e de maior dificuldade, numeradas de 1 a 4 (vide mapa abaixo). São elas:

(1) A Senda Pampa Alta: com 4,9 km e vista panorâmica para o Canal de Beagle e o vale do Rio Pipo; 
(2) Senda Costera: caminhada de cerca de 8 km pela encosta marinha até o Lago Roca; 
(3) Senda Hito XXIV: caminhada pela margem do Lago Roca até a divisa com o Chile, cada trecho de ida ou volta tem 3,5 km; 
(4) Cerro Guanaco: de alta dificuldade, essa trilha percorre as margens do córrego Guanaco, tendo 4 km de extensão e sendo feita quase toda em subida; 

Mapa distribuido no serviço de Van.



O problema dessas trilhas é que elas ficam praticamente fechadas no inverno. As trilhas (1) e a (2) só são fechadas se as condições climáticas estiverem realmente bem adversas. Já as outras duas ficam realmente inacessíveis aos visitantes. 


O Lago Roca também é chamado de Acigami.

Vista do lago no primeiro dia (nublado).

Vista do lago no segundo dia (com Sol)... que diferença.


As águas do lago são muito limpas... mas bem geladas.

Gavião dá um vôo rasante nas margens do Lago.



No verão é tudo liberado e, pelo que lemos, é a época quando as cores e formas do Parque ficam mais bonitas. Como fomos no inverno, fizemos a Senda Hito XXIV, indo até a fronteira com o Chile.

Logo após o lago, inicia-se a Senda Hito XXIV.


Várias Trilhas ficam fechadas no inverno.



O visual ao longo da trilha é maravilhoso.


Quase invadimos o Chile.





O segundo conjunto é composto por 6 trilhas bem menores, de dificuldade bem pequena, e falaremos delas no próximo post.


Trem do Fim do Mundo


O Trem do Fim do Mundo é o trem construído em Ushuaia para transportar os presos até onde hoje está o Parque Nacional Tierra del Fuego. O propósito do deslocamento era levar os presos até os bosques para cortarem lenha para aquecer as casas de Ushuaia. 




Embora o passeio seja muito bonito, o trajeto remete a um tempo em que os prisioneiros eram obrigados a trabalhar várias horas por dia, sob condições difíceis. 




O passeio tem cerca de uma hora de duração em cada trecho e faz uma parada com desembarque ao longo do caminho, onde há uma queda d'água e muitas árvores. 
Pelo que lemos sobre o passeio, preferimos não fazê-lo.



Espero que tenham gostado, e até o próximo post, quando mostraremos Lapataia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário