Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

quinta-feira, 19 de março de 2015

São Thomé das Letras - Parte 1 - Gruta e Cachoeiras do Sobradinho



Este ano resolvi começar minhas férias visitando um lugar mágico, chamado São Thomé das Letras, localizado no Sul de Minas Gerais.






São Thomé das Letras está localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. O céu é muito azul e a cidade é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras onde os carros sobem sozinhos.
Resolvi iniciar minha viagem pela localidade de Sobradinho, localizada a cerca de 18 Km do Centro de São Thomé das Letras. Lá ficam algumas das principais atrações de São Thomé das Letras. Fiquei hospedado na Pousada Árvore Centenária, localizada próximo ao centro de Sobradinho.

Como Chegar.

Sai do Rio de Janeiro e fui pelo caminho mais comum, pegando a Dutra e a BR-354, até chegar ao Sul de MG.

Fonte: http://www.pousarcoiris.com.br/pousadas_sao_tome_como_chegar.asp

Divisa entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Garganta do registro.

Esse sujeito ai estava atravessando a estrada para chamar a atenção.


Fui direto para a Pousada e de lá só deixei as malas e já fui fazer meu primeiro passeio, na gruta e nas cachoeiras de Sobradinho.

Portal de entrada de São Thomé das Letras, infelizmente vandalizado.

Igreja no Centro de Sobradinha.

Árvore Centenária, que deu nome à Pousada.

Gruta do Sobradinho.


Nem todo mundo tem coragem de entrar nas diversas grutas da cidade, mas vale a pena explorar a do Sobradinho, uma das mais bonitas, com 150 metros de extensão, pequena cascata e poço de águas limpas.

Fui pelo caminho "inverso". Fui ao Bar do Lelé, próximo às cachoeiras de Sobradinho.

Mapa, a partir de Sobradinho.


Vista da trilha até o Restaurante da gruta
Borboleta, na trilha até o Restaurante da Gruta.

De lá, por uma trilha bem simples, chega-se ao restaurante da Gruta, onde se paga um valor de R$ 10,00 para a visita com guia. Para proteção, foram ainda proibidas as fotos no interior da Gruta.

Pulseira para visitar a Gruta de Sobradinho


Trilha para a gruta

Entrada da Gruta

Saída da gruta

Foto tirada dentro da gruta, na minha visita em 2011, quando ainda não eram proibidas as fotos.


Recentemente, por decisão Judicial a visitação foi proibida, conforme pode-se verificar neste link:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=672292732880481&set=o.157350007610938&type=1&pnref=story

Não me sinto confortável para emitir opinião, já que apenas visitei a região por poucos dias. Todavia, penso que a preservação do lugar está acima de tudo, e prefiro acreditar que, neste caso, a justiça esteja fazendo o que é melhor para isso. 

Cachoeiras de Sobradinho


Bem, a gruta está fechada, mas as Cachoeiras não. Elas ficam na saída da Gruta mas podem ser acessadas a partir do Bar do Lelé (veja no mapa acima).

Poço, logo após a saída da gruta

Cachoeira, próxima à saída da gruta

Uma das cachoeiras do complexo.

Outra cachoeira.


Espero que tenham gostado. no nosso próximo post falaremos do Pico do Gavião.
Quem quiser, pode dar uma olhada no meu post lá no Mochileiros. Até lá.

Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário