Siga o Blog:

6248b0b1-6a17-4f49-9db3-af0c3c0c4901

terça-feira, 27 de maio de 2014

Rota das Emoções - Tutóia e Delta do Panaíba (Delta das Américas)

Saímos bem cedo da Pousada em Barreirinhas, pois tínhamos que pegar o carro de linha para Paulino Neves. Para se chegar à Tutóia, partindo de Barrerinhas, a forma usual é pegar o carro de linha para Paulino Neves, que parte de manhã cedo de barrerinhas (atrás do Banco do Brasil) e lá pegar outro transporte, esse sim para Tutóia.
Nesse momento, tivemos uma daquelas surpresas positivas nesta viagem, um guia local que estava indo à Tutóia buscar um grupo de turistas que faziam o sentido contrário.


Seu carro estava vazio e ele ofereceu nos levar até Tutóia pelo mesmo preço do carro de linha, só que numa Hilux com ar condicionado (um "pouco" melhor do que o carro de linha) e com direito a uma guia "particular". Foi vantajoso para os dois lados.

Coruja Caburé, nos brindando no caminho para Tutóia, nos Pequenos Lençóis
Ele nos levou até a Pousada Jagatá, onde descansamos da nossa primeira parte de nossa viagem, e nos preparamos para o dia seguinte, quando iríamos fazer o passeio pelo Delta.



TUTÓIA


O município é base de apoio para quem visita o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ao Delta do Rio Parnaíba.



Em Tutóia é possível fazer diversos passeios, como visitar os 20 Kms de praias , dentre elas a do Arpoador e Namorados, as Lagoas da Taboa, Jacaré, da Areia e Lagoinha, as Ilhas Cajueiro, Coroatá, Melancieiro, Igoronhon, Grande, Pombas, José Correia, Caieira, Papagaio, formando o grande Delta parnaibano, e além de conhecer o artesanato em palha, couro, coco, chifre, linha e conchas que a região oferece.
Filhos de pescadores locais correm pela praia em Tutóia

Um dos cartões postais de Tutóia, escombros de um navio.

Escombros do navio visto da água.

São Pedro, padroeiro dos pescadores

DELTA DO PARNAÍBA (ou DELTA DAS AMÉRICAS)


É o único delta em mar aberto das Américas, sua área total é estimada em 2.700 km2, distribuída de forma retangular.

Mapa do Delta (fonte: http://www.sergioramos.com.br/tutoia/delta/delta.htm)
As 80 ilhas e ilhotas do Delta (onde estão os igarapés, os mangues, as dunas, as ilhas e ilhotas) estão localizadas 82% no Estado do Maranhão e 18% no Estado do Piauí.

A foz do rio tem a forma de delta (a letra grega, representada por um triângulo), se dividindo em 5 Barras (Bahia), cujas águas desembocam no oceano Atlântico que, no sentido oeste-leste, são chamadas: Tutóia, Melancieira , Caju, Canárias, localizadas no Estado do Maranhão e Igaraçu no Estado do Piauí. Outros deltas em mar aberto ou oceânico ocorrem na foz dos rios Nilo (África) e Mekong (Ásia).
Além de dunas, praias, rios e igarapés, o Delta do Rio Parnaíba é formando por extensas florestas de manguezais. O mangue é um dos ecossistemas mais ricos e vitais para o equilíbrio ambiental da zona costeira, onde a vida marinha se alimenta e se reproduz.


Caranguejo habitante dos mangues do Delta.
O rio Parnaíba, entre o Maranhão e Piauí, é o personagem principal do terceiro maior encontro de águas salgadas e doces do mundo. Um universo de vida com mangues tão surpreendentes como os da Juréia, dunas fantásticas como as de Jericoacoara e praias ainda mais desertas que as do norte da Bahia. A diferença é que este lugar quase ninguém conhece.

Pescadores no Delta

A natureza do delta é impressionante. Ondas oceânicas misturam com água doce dos manguezais, que emolduram dunas de areia que escondem vegetação de restinga ou florestas tropicais.Uma combinação rara de biossistemas, que revela perspectivas de um Brasil ainda não descoberto. Para os cientistas, esse ambiente cria oportunidades únicas de observação e pesquisa, já que o cara-a-cara entre o rio e o mar é um dos mais dinâmicos acontecimentos da natureza, uma circunstância especial que garante a vida de incontáveis espécies ainimais e vegetais, muitas delas ainda desconhecidas.

Ponta do cajueiro
A Ilha do Cajú, uma das maiores e mais conhecidas do Delta, é um dos patrimônios que vingaram. O lugar é um exemplo de preservação ecológica, mantida a ferro, fogo e vários investimentos. Além dos bichos nascidos lá mesmo, outras aparecem em busca de árvores e lagos para procriação. 

Ilha do Caju

Passeio de barco pelo delta do Rio Parnaíba


A saída é por volta das 9:00h da Praia da Andreza ou dependendo da maré saída do porto de Tutóia em barco paco-paco (embarcação a motor típica da região) ou em uma lancha com destino ao Delta do Rio Parnaíba, onde pudemos apreciar o ecossistema.

Fechamos com o Josias, que estava ocupado e nos deixou com o Mestre Paulo, ex pescador da região e que conhece cada cantinho dali. Mais uma das surpresas agradáveis da viagem.

Logo no porto é feito o pedido do almoço. Saindo, paramos na ponta do Cajueiro, em seguida visita a Ilha da Melancieira outras ilhas da região. Ele nos levou no berçário dos Cavalos Marinhos, onde pudemos ver um deles em seu habitat natural.

Cavalo Marinho encontrado pelo Mestre Paulo.

Após o passeio, vamos para a Ilha do Coroatá, onde almoçamos no restaurante do Neto. O Neto e sua esposa são professores em Tutóia e ele ajuda sua mãe que mora na ilha.


Um bom lugar pra relaxar... Ilha de Coroatá

Visual na Ilha do Coroatá, descansando o almoço.

Visual na Ilha do Coroatá, descansando o almoço.

Depois repousamos um pouco nas redes e na praia, mais ou menos até umas 16:00h, e então seguimos para o dormitório dos pássaros Guarás(pássaros de cor vermelha típicos da região), onde tivemos a oportunidade de ver seus vôos vermelhos. 
Indo para o dormitório dos guarás, por dentro do Delta.
Guarás em seu dormitório.
Guarás em seu dormitório.






















Esta foi nossa despedida do Maranhão, estado que adoramos, que além de lugares maravilhosos possui um povo fantástico, mas que merece ser melhor administrado.

Quando a noite cai...

O Maranhão nos presenteou com esse amanhecer em nossa despedida, em Tutóia

Belo amanhecer em nossa despedida do Maranhão

Assim nasce nosso último dia no Maranhão.
















































































No próximo post chegamos ao Piauí, o segundo estado nesta nossa aventura pelo nordeste brasileiro.

Links:




2 comentários:

  1. Tá arrasando nas fotos. Vou te contratar!! Mas vai ter que pagar sua passagem e hospedagem, fora a comida... rs. Falando sério, estão muito boas mesmo. Parabéns!!! Tati

    ResponderExcluir